sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Como ir e não voltar ao Rio de Janeiro sem pagar nada.


Acordei há três semanas, estimativa minha, e deparei-me com uma cena admirável.

Havia sido transportado ao Rio de Janeiro.

Infelizmente, não com o Cristo Redentor de braços abertos para a janela do meu quarto, estava mais para o Morro do Pavão-Pavãozinho ou da Providência.

Moro em frente à reserva de proteção permanente da Lagoa do Papicu, da minha janela costumava mirar uma paisagem magnificente.Lagoa, dunas, casarões, igreja do padre Dourado. Moro no Barlavento, você certamente conhece alguém que vive aqui.

Desde a invasão de miseráveis e de especuladores que se passam por miseráveis,minha duna,agora meu morro, que antes era verde e deslumbrante, protegido e aprazível, tornou-se um monte de terra com casas de papelão e barro e destruído pelas queimadas que limpam o terreno e poluem o ar.

A Associação de Moradores das Dunas ( cada um com seu casarão de 1/2 milhão de reais) já mobilizou-se, estão dispostos a expulsar a miséria e os especuladores de seu bairro, pois é inaceitável conviver com uma mundiça dessa, desvalorizará seus imóveis. Mundiça essa que vai dar guarida a traficantes e mais violência, não por culpa daquela, entendam. Mundiça que se instala sem o mínimo necessário para viver decentemente. Deprimente.

Na reserva ecológica , não deveria haver esgoto, vielas, eletricidade. Mas, há. Há "gato". O esgoto é a Lagoa . Para que ruas se os especuladores tem 4X4 e os miseráveis andam a pé? Perfeito, habitável, comum, tendo-se em conta que 53% dos brasileiro vivem sem rede de esgoto.

A prefeitura diz ter aumentado a fiscalização para impedir novos invasores e poder fazer a contagem dos que iniciaram a lambança. Prentedentem relocá-los. Quando? Não sei, talvez o Orçamento Participativo responda. Você já foi numa reunião dessas? Você deve saber o que está perdendo. Nada.

Por enquanto não enviarei nenhum e-mail a vereadores, pois receberei a resposta que os jornais e meu primo petista já me deram.

Resta-me esperar. Os fogos anunciando a chegada do Ano Novo ainda pipocam no meu bairro. Ou seriam os "olheiros" do tráfico de droga avisando que a Ronda do Quarteirão está passando? Ou seriam os "soldados do tráfico" dando tiros para o alto comemorando mais uma filial dos morros cariocas? Resta-me temer.

E para os revolucionários(significado: os que irão defender os engraçadinhos os quais me enviaram direto ao Rio) , um aviso: O tráfico é uma empresa capitalista das mais eficientes e completamente adaptada à realidade neoliberal que se instalou no Brasil na década de 90. É uma empresa concentradora de renda, altamente lucrativa, que utiliza mão-de-obra barata. Além de se instalar em morros.

Pensamento
(Desde que entrei no Direito, argumentos ideologizantes vivem na minha cabeça)

Cadê o Ministério Público?, porque se depender da conivente prefeitura...aquilo vira é a Rocinha. Escatológico.







14 comentários:

Unknown disse...

luqinhas, amei!
queria eu escrever tão bem assim.
óóótimo.
e o tiulo tá dez!
sua fã número 1 agora.
;*

Marina disse...

É cumpadi..a barra tá pesando.
hauahuah..
Sem dúvida que as favelas tem uma das maiores multinacionais,mas é a lógica do capitalismo:ou vc entra numa guerra ou se adapta.
Cabe a cada um o respeito aos respectivos arbítrios..
Bom texto irmão desnaturado!
ahauhauhauha

Othon Passos disse...

hum...
bom a maioria dos moradores de favelas saum pessoas de bem, infelizmente a menoria saum bandidos ou assaltantes!
a pergunta ke naum ker calar...
O QUE Fazemos para mudar o nosso país!
tudo bem ki escrever e uma maneira de manifestaçao
mais naum e a melhor!
vejo milhares e milhares de jovens que criticam o país, mas naum fazem nada para ajuda-lo.
entaum temos ki mudar esse mal costume
heheh

Diego Rodrigo disse...

Puts cara...

tá pegando por aí mesmo!

Essa situação é deixar qualquer um confuso

Adalberto Duarte disse...

Processo de marginalização e favelização por falta de políticas públicas que pelo menos tentem minimizar esta situação ululante.

O bicho tá pegando cumpadi!!

Escreves bem.

FlWz

http://pensamentosdoadal.blogspot.com/

Othon Passos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
M. disse...

Fora! Fu! Fora o bom burgês ou poli-excluir o excluído?

Duh disse...

maneiro seu blog cara, escreve bem

eu nauw tenho esse tipo de problema
pois na minha cidade nauw tem favela...

hehe, moro numa city de 10 mil hab.

Bob Ru disse...

Li os seus textos e vi o quão bem você escreve. Ainda estou praticando e espero algum dia poder delinear tão bem minhas idéias. Sim, esse problema é sério. Apesar de não chamar tanta atenção dos políticos aqui pelo blog, seu texto servirá para alertar quem desconhece o assunto.

Doug disse...

ja deixei meu comentario uma vez
mais vou fazer uma critica

KADE O LINK ME
hehehe
e legal fazer para divulga-lo
abraços

Marcola disse...

pow ficou massa, moleque ligado nas paradas...beleza

Victor Gomes disse...

Olha, eu gostei do texto. Simples, leve e trata de um problema sério. O que você diz é verdade: a favela atrai o tráfico como ímã atrai prego. E que prego... Moro perto de uma também e sei o quanto isso prejudica nossa segurança. Às vezes consigo flagrar uns se drogando escondidos e isso é triste, muito triste, e revoltante. Entretanto, referir-se ao povo que se instalou nessa duna, provavelmente constituídos em maioria por gente pobre, como "mundiça" ou "engraçadinhos" não é apropriado. Não sei o que você quer dizer com "mundiça", mas penso que isso coloca essas pessoas num nível inferior em vários sentidos. Eles não são "mundiça", mas pessoas com menos recursos e com vários outros problemas devido a esse obstáculo financeiro. E quanto a "engraçadinhos"... Não acho que eles estejam fazendo alguma piada ao se apropriar de uma terra para viverem. Fizeram por necessidade.

Concordo com o problema do tráfico, mas atacar a favela de um modo geral é errar o alvo. Não podemos culpá-los porque um bando de miseráveis-vagabundos-pregos, os verdadeiros "engraçadinhos" e a pura "mundiça", comercializam drogas.

Se esse povo está ocupando um local inapropriado, provavelmente se trata de um problema da prefeitura.

Só isso!
Texto bom! =D

Unknown disse...

acho que quem se refere aos "engraçadinhos que te enviaram ao rio" como "mundiça" é a própria Associação de Moradores das Dunas, né?
é uma questão delicada, já que se trata de um reserva ecológica e envolve tráfico, mas problema nenhum se soluciona com preconceito, que, no caso, é visível. seria bom que as pessoas saíssem da bolha e deixassem de se preocupar só com o umbigo! :) afinal, entrando na questão ambiental, nenhum desses proprietários de casas de meio milhão tá nem aí pro cocó, não é verdade? mas quando o problema é debaixo dos narizes deles...

ahhh, adorei o blog! (hahaha)

Unknown disse...

ahuuhauh
manuzinha se garantindo ai...
hehh