sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sistema Sucks.


Não quero trazer uma mensagem triste a você, caro leitor, mas um dia todos cedem ao Sistema.
O Sistema é um ente impessoal, desorganizado, insensível e dominador. Quem não foi bloqueado pelo Sistema? Quem não foi desautorizado por ele? Quem não teme o Sistema? Quem não odeia o Sistema?
O Sistema é "bifacético" , porém, essencialmente, é o mesmo. O Sistema pode configurar-se como a justificativa para os despautérios cometidos pelas grandes empresas e pode metamoforsear-se em justificativa para a inércia dos servidores públicos. O Sistema se vale da tecnologia, da burocracia e da sua paciência para dominar-lhe. É irritante, constrangedor e mostra-se onipotente e inquestionável.
É difícil enfrentar o Sistema, não é justo cobrar isso de alguém. Quando se lhe enfrenta, ou se sai com uma derrota realmente desastrosa ou com uma vitória carregada de responsabilidades; sabendo-se que o primeiro caso prevalece nas poucas tentativas de derrubá-lo ou modificá-lo, não se ousa tanto enfrentá-lo.
O Sistema do "serviço público" aglutina funcionários indicados pelo recurso do nepotismo e do clientelismo, frustra-se por causa desse pesado fardo e desconta no cidadão comum , que é obrigado a ver , por exemplo, uma lista de aproximadamente 30 psicólogos no flanelógrafo da área de saúde da Assembléia Legislativa do Ceará e constatar que naquele exíguo local não há espaço nem pra dois.
O Sistema do Serviço Privado acoberta os responsáveis por eventuais ações devastadoras tomadas pelas empresas privadas. Coloca no fronte as "telemarketings" , verdadeiros soldados que buscam atingir metas impossíveis, como lhe convencer de que a Oi se importa com você e que o SAC atende o consumidor.
Creio que o Sistema surgiu com as Pessoas Jurídicas. Como o Estado e as Empresas assumem essa forma de organização, o Sistema os acoberta de eventuais responsabilidades. Não me venha com balelas de responsabilidade objetiva, esta nunca pune o verdadeiro responsável.
Finalizo com o depoimento de um recém-aglutinado pelo Sistema: " Tu entra no teu trabalho doido pra fazer tudo direitinho, de acordo com as normas de segurança e com a teoria...mas não dá, não há interesse em melhorar, porque esta esperança há muito desvaneceu da mente de quem foi incorporado na onda do Sistema. Eu estou sendo incorporado, não creio que haja volta tampouco melhora."

Sistema Sucks.

2 comentários:

Pedro Roney disse...

Tchê,
Também tenho sido umas das milhares de vítima do sistema. Servidor público e filho de funcionário público e neto de funcionária pública. Tenho vivido esses ano vendo o tempo passar.
Ainda mais novo, cria piamente nas palavras de Edson Queiroz ao dizer que "se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho". No entanto, a experiência me tirou um pouco dos sonhos e esperanças da vida... Não acredito mais em porra nenhuma.

jedson disse...

eu acredito ainda...por que enquanto eu for vivo sempre posso mundar algumas coisa mesmo que pequena já e alguma...a experiência com injustiça s está ai para por em provas nossos sonhos aumentar o seu significado mesmo que as injustiças não deixem eu realizar porra nenhuma vou tentar senao a vida fica muito sem graça...